COTIDIANO

Pato Bragado sedia Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense

Municípios destacam tecnologias para impulsionar desenvolvimento socioeconômico

Mal. Cândido Rondon, Pato Bragado
evento | 10/05/2019 08h39

Dez municípios compareceram ao fórum e receberam o título de Projeto Inovador: Assis Chateaubriand, Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Missal, Nova Aurora, Pato Bragado, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Toledo (Foto: Sharlene Sarti/Rede Cidade Digital )

Prefeitos, gestores públicos e vereadores de 30 municípios participam do IV Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Pato Bragado, que acontece na quinta-feira (09), em Pato Bragado, no Parque de Exposições Bragadense. A abertura do encontro, que traz informações e soluções para auxiliar os municípios na construção de cidades inteligentes, ocorreu às 8h30 e contou com a presença do prefeito de Pato Bragado Leomar Rohden, o Mano, coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elisandro Pires Frigo e gerente da Rede Cidade Digital, Priscila Bortolozzo.

No Fórum, municípios e empresas compartilham ações que visam tornar a gestão pública mais eficiente e os caminhos para desburocratizar os serviços prestados aos cidadãos. São os casos, por exemplo, de Cascavel, Palotina, Pato Bragado e Santa Helena.

Da cidade sede, o coordenador do departamento de Tecnologia e Sistemas de Informação, Maicon Fernando de Oliveira e o engenheiro civil, Guilherme Rosinski, apresentaram o projeto de Modernização da Iluminação Pública, Laboratório de Robótica, outras tecnologias implantadas no município e projetos futuros. 

De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é facilitar o planejamento das cidades através da troca de experiências. “A Tecnologia de Informação não pode ser mais vista, como ocorre ainda em diversas prefeituras pelo país, como um puxadinho que é chamada para resolver os problemas com os computadores. Tecnologia é fundamental para desenvolver as cidades e estratégica para a implantação de políticas que melhoram a gestão e a vida das pessoas”, frisa o diretor.

Para o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano, as vantagens de um município que investe em tecnologia são infindáveis, reforçando os princípios da transparência, economicidade, eficiência, agilidade e controle, aproximando, ainda mais, a gestão dos interesses dos cidadãos.

Projeto inovador

A entrega do título de Projeto Inovador também foi realizada a 12 municípios do Oeste do Paraná que foram selecionados pela RCD por iniciativas implantadas nas localidades e que visam melhorar a máquina pública, por intermédio da tecnologia. São eles, Assis Chateaubriand – Informatização da Gestão Pública; Cascavel – Alvará Fácil Online; Guaíra – Sala do Empreendedor Digital; Ibema – Implantação de sistema de monitoramento; Marechal Cândido Rondon – Aplicativo VcMCR; Missal – Projeto de informática; Nova Aurora – Aurora Digital; Pato Bragado – Laboratório de robótica; Santa Helena – Tecnologia implantada na administração e educação pública; Santa Lúcia – Inclusão digital; São Miguel do Iguaçu – Novo portal da prefeitura; Toledo – App Estacione Legal.

O evento tem o apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), patrocínio ouro da CTMGEO, GOVBR, 1DOC, InnovaCity e MoniCloud; prata da VIPNET Telecom e bronze da E.TECH BRASIL e DRZ Geotecnologia e Consultoria, apoio estratégico da Work Sistemas e Hotel Fritzen.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp