COTIDIANO

Secretaria de Agricultura realiza segunda etapa da oficina a produtores rurais em Pato Bragado

Foco foram bezerros e parasitas

Pato Bragado
oficinas | 10/05/2019 16h29

Controle de endo e ectoparasitas, bem como o manejo de bezerros, com foco no tratamento de diarreias e pneumonias foram abordados na noite de ontem (Foto: Marili Koehler )

A oficina "Fabricação e utilização de pomadas caseiras e outros métodos alternativos de tratamento de bovinos leiteiros", com a técnica em Agropecuária e Zootecnista, Cristiani Cavilhão, e Engenheira Agrônoma, Caroline Maffini, teve sequência na noite de quinta-feira (09), com explanações referentes aos bezerros e parasitas.

No fim de abril, por iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, as profissionais discorreram sobre a qualidade do leite, tipos de mastite, formas de contaminação, cuidados no manejo do rebanho e uso da fitoterapia no tratamento dos animais. Também foram apresentadas diversas receitas caseiras com plantas medicinais.

Nesse segundo encontro, promovido no centro comunitário da linha São Francisco, foram abordadas as formas de controle de endo e ectoparasitas como carrapatos, bernes, moscas do chifre e vermes, sarnas, bem como o manejo de bezerros, com foco no tratamento de diarreias e pneumonias. 

Segundo as profissionais, a diarreia é uma das principais enfermidades que acomete os bezerros, ocasionando a incidência considerada de mortalidade. Nesse sentido, a exemplo da primeira oficina também foram produzidas receitas naturais e caseiras com base prevenção, como de controle, melhorando a imunidade e resolvendo esses problemas.

As oficinas são realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Biolabore e Itaipu Binacional. 

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp