COTIDIANO

Servidores nova santa-rosenses passam por capacitação sobre cuidado e manuseio de peças do Museu Dom Severino Kögl

Os ensinamentos foram sobre higienização, limpeza, registro de peças, registro histórico, inventário e catalogação das peças

Nova Santa Rosa
curso | 17/05/2019 14h41

Os servidores passaram pela parte teórica no período da manhã, e prática no período da tarde (Foto: Emanuela Schaedler Schnekemberg )

Os servidores que atuam no Museu Dom Severino Kögl participaram nesta semana de uma capacitação sobre manuseio e cuidados com as peças do museu.

Os ensinamentos foram sobre higienização, limpeza, registro de peças, registro histórico, inventário e catalogação das peças, entre outros. Os servidores passaram pela parte teórica no período da manhã, e prática no período da tarde. A capacitação foi ministrada pelos consultores Fausto Alencar Irschlinger e Gracieli Schubert Kühl, do município de Cascavel.

Revitalização

Outra atividade proposta é a revitalização do Museu Municipal Dom Severino Kögl, com objetivo de transformá-lo em um espaço mais dinâmico a partir da reorganização do acervo e ampliação das ações educativas oferecidas pela instituição, implantando abordagens voltadas ao estudo do meio ambiente social e cultural, onde o museu está inserido. Com esta revitalização, o espaço museológico será transformado em um ambiente multifuncional, inter-relacionando conteúdos e práticas escolares com saberes, costumes e histórias da comunidade local como um todo.

Portanto estas propostas apresentam-se com o objetivo de ampliar e elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem por meio do meio ambiente social e cultural local, assumindo como ferramentas de estudo o Material Didático utilizado em sala de aula aliado ás ações educativas desenvolvidas a partir do Museu Municipal, assumindo e reforçando o compromisso da educação no sentido de transformar a sociedade e a comunidade local em benefício do ecossistema como um todo e do desenvolvimento sustentável.

Desta forma, os estudantes terão várias oportunidades para desenvolver e demonstrar habilidades e competências, observando os objetivos de aprendizagem, empregando-as ao processo educativo formal e não formal, pautadas na sustentabilidade e na crença de que é possível conservar e transformar sem destruir.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp