COTIDIANO

Ciclone extratropical se afasta do Brasil

Rajadas de vento chegaram a 105km/h na serra catarinense. Mais dois ciclones estão previstos até o começo de junho

Geral
CLIMATEMPO | 26/05/2019 12h26

Um ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 de maio avançou para a costa de São Paulo e se afasta de vez em alto-mar neste domingo (26). Não há mais expectativa de vento forte no decorrer do dia e a segunda-feira será com pouco vento no Sudeste.

Este ciclone provocou ventania em áreas do Sul do Brasil na sexta-feira, 24 e no sábado, 25 de maio. Em Urubici, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou diversas rajadas entre 90 km/h e 105 km/h na madrugada do sábado.

No Rio de Janeiro, o INMET registrou fortes rajadas na tarde e em parte do sábado, 25 de maio, variando de 50 km/h a 62 km/h. Na cidade do Rio de Janeiro, a rajada mais intensa foi de 62 km/h, no forte de Copacabana. Em Arraial do Cabo, uma rajada chegou aos 58 km/h.

A passagem deste ciclone extratropical provocou muita chuva no sul de Santa Catarina, com acumulados de mais de 200 mm em apenas 24 horas.

Novos ciclones

Mais dois ciclones extratropicais devem se formar no Sul do Brasil até o começo de junho. O primeiro se forma entre os dias 30 e 31 de maio e o segundo deve passar sobre a Região entre 2 e 4 de junho.

Com informações de Terra


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp