COTIDIANO

Cidades de Santa Catarina registram temperaturas negativas e geada nesta sexta-feira

Sensação térmica chegou a -25°C

Geral
clima | 05/07/2019 14h25

Árvores amanheceram com cristais de gelo nesta manhã em São Joaquim (Foto: Wagner Urbano/ NotiserraSC )

Cidades de Santa Catarina registraram temperaturas negativas e geada durante a madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira (5). Há condições para formação de neve a partir do período da tarde por causa da intensa onda de frio combinada com a baixa pressão do ar e entrada de umidade.

Urupema registrou a menor marca do estado, com -4,3°C. No Morro das Torres próximo do topo da colina, houve sincelo, fenômeno que ocorre quando uma forte neblina ao entrar contato com a superfície da vegetação ou de objetos, congela e forma cristais de gelo.

Conforme a Central NSC de Meteorologia, a sensação térmica às 8 horas foi de -13°C, segundo o parâmetro internacional da NOAA (na sigla em inglês).

Já em outras tabelas de conversões meteorológicas, utilizada pelo Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas no estado, a velocidade do vento foi de 57 Km/h às 6 horas e a sensação térmica chegou a -25°C.

No decorrer da manhã, a intensidade das rajadas diminuiu, mas a temperatura se manteve na média de -4°C. Por volta das 8 horas, a velocidade foi de 48 Km/h, o que provocou a sensação de -21ºC.

Ainda conforme a Epagri/Ciram, os dados levam em consideração a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.

Em alguns municípios, o dia amanheceu com o chão branco e a vegetação coberta com uma fina camada de gelo, devido à geada.

Com informações de G1


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp