COTIDIANO
Plano Municipal de Inovação é entregue ao prefeito de Marechal Rondon
Os documentos foram elaborados pelo Sebrae, através da parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com participação do ecossistema de inovação, composto pela iniciativa privada, pelo Poder Público, pelo Sistema S, pelas faculdades Unioeste e Isepe, bem como pelo PTI
Mal. Cândido Rondon
inovação |
13/12/2023 16h33
Durante ato realizado na manhã desta quarta-feira (13), na sala de reuniões da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, ocorreram as entregas do Plano Municipal de Inovação e da minuta da Lei de Inovação ao Poder Executivo municipal.
Os documentos foram elaborados pelo Sebrae, através da parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do secretário Valdir Port (Portinho) e equipe, com participação do ecossistema de inovação, composto pela iniciativa privada, pelo Poder Público, pelo Sistema S, pelas faculdades Unioeste e Isepe, bem como pelo PTI (Parque Tecnológico Itaipu).
Os trabalhos foram feitos em três encontros presenciais e em um encontro on-line, resultando no mapeamento de três segmentos em potencial no município: agronegócio, alimentos e metalmecânica (automação).
Estiveram presentes à entrega do Plano Municipal de Inovação, o prefeito Marcio Rauber, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Portinho, a procuradora jurídica do município, Deise Spohr, o gerente regional do Sebrae, Augusto Stein, e parceiros.
Inovação
O gerente regional do Sebrae informa que o Plano Municipal de Inovação é fruto de um trabalho de diversos atores, sob a coordenação metodológica do Sebrae com a participação da prefeitura e de parceiros que contribuíram ao mapeamento.
“Entregamos um conjunto de ações para melhorar o ambiente de inovação, tendo como público-alvo a sociedade rondonense. Precisamos fazer a pauta de inovação transversal, as atividades econômicas e produtivas existentes, a serem potencializadas e criadas. Agora vem a parte mais desafiadora, que é a de implantar o Plano Municipal de Inovação, para a qual daremos todo suporte”, destaca.
Pioneirismo
O prefeito Marcio Rauber enaltece se tratar de um momento histórico ao município o de receber pessoas com conhecimento em inovação. “Este é um trabalho desenvolvido a várias mãos, portanto se trata de um marco ao município. A nós cabe receber, realizar o estudo, encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal, criar o Departamento de Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e colocar o projeto para andar”, frisa.
“Este é um desejo de longa data, que graças ao trabalho do Sebrae, da iniciativa privada, dos parceiros e do Poder Público chega a este momento ímpar. Apenas 5% dos municípios brasileiros chegaram a esse estágio, e Marechal Rondon é um deles. Nós saímos na frente, como muitas vezes ocorreu em outras áreas, agora através da coordenação do secretário Portinho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, finaliza o prefeito.
Com informações de Assessoria