COTIDIANO

Fórum de Turismo do Lago de Itaipu busca experiências de Angra dos Reis para solidificar setor na região

O objetivo da visita técnica foi conhecer o projeto de turismo náutico de Angra

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Pato Bragado, Paraná, Geral
Lindeiros | 27/02/2024 18h41

(Foto: Divulgação )

Prefeitos, secretários de turismo, representantes do Instituto Água e Terra (IAT), Adetur Cataratas e Caminhos, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Itaipu Binacional do Brasil e do Paraguai, Ministério do Turismo e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu trabalham na solidificação do Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu.

Como parte da agenda de implantação de políticas regionais está a busca por experiências em outros locais onde o setor tem resultados positivos. Na última semana uma comitiva foi à Angra dos Reis (RJ), em viagem técnica, para conhecer algumas iniciativas apresentadas no Congresso Internacional Náutica.

A pauta foi organizada pelo PTI e Itaipu Binacional, com apoio do Conselho dos Lindeiros e Adetur Cataratas e Caminhos. “O objetivo da visita foi conhecer o projeto de turismo náutico de Angra, que é, atualmente, a melhor referência que temos no país”, destaca o coordenador do Fórum de Turismo Náutico, Evandro Grade (Zado).

A comitiva foi recebida pelo Grupo Náutica, responsável pela programação do evento. Os participantes conheceram detalhes sobre o potencial da indústria náutica na geração de empregos e debateram os novos formatos turísticos para o lago de Itaipu. Também foram apresentados casos de sucesso no setor e que podem ser replicados e adaptados para a região lindeira.

A comitiva conheceu experiências em Angra dos Reis, a infraestrutura náutica e oportunidades existentes para o setor.

Zado ressalta que o lago de Itaipu tem potencial para implantar um projeto de turismo náutico que pode gerar muitos benefícios para os municípios lindeiros. “Para esse projeto acontecer, inicialmente, precisamos vencer uma barreira de legalidade. Como o lago é binacional, precisamos da autorização da Itaipu, tanto do lado brasileiro, como do Paraguai, junto com a parte ambiental dos dois países. O segundo passo é a implementação desse projeto com leis, a parte de infraestrutura. Estamos entusiasmados, porque existe uma sintonia entre todos os envolvidos. Eu acredito que esse projeto vai dar certo e, enquanto Conselho dos Municípios Lindeiros, nós vamos trabalhar firme para que esse projeto se torne realidade”, destaca.

O Fórum Náutico

No final de janeiro representantes das entidades se reuniram para criar o Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu. O objetivo principal desta nova ferramenta é impulsionar investimentos, integração, promoção, práticas responsáveis, inovação e crescimento equilibrado. As instituições signatárias compartilham interesse no desenvolvimento sustentável do turismo náutico.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp