ESPORTES

Quantas medalhas de ouro o Brasil poderá conquistar em Paris 2024?

Segundo a projeção, o Brasil deve ficar em 11º lugar no quadro geral de medalhas. Desta forma, estima-se que o país conquiste ao menos sete medalhas de ouro

Geral
Olimpíadas | 14/03/2024 08h04

(Foto: Fonte: Unsplash )

Com a proximidade das Olimpíadas em Paris 2024, muitos brasileiros têm se perguntado: quantas medalhas de ouro o Brasil conquistará em Paris neste ano? Ao que tudo indica, temos uma resposta para esta pergunta, segundo algumas projeções.

A empresa de dados, consultoria e previsão Gracenote revelou em julho de 2023 a primeira projeção dos quadros de medalhas em Paris, Segundo a projeção, o Brasil deve ficar em 11º lugar no quadro geral de medalhas. Desta forma, estima-se que o país conquiste ao menos sete medalhas de ouro.

A marca segue de acordo com a expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para os Jogos Olímpicos em Paris, a ideia é superar o quadro de medalhas dos jogos em Tóquio. Naquela ocasião, o país ficou em 12º lugar, sendo a melhor colocação até hoje.

Nesta reportagem, vamos explicar todos os pontos e todas as expectativas em relação aos possíveis pódios do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024. Então, caso queira saber mais, convido você a ficar conosco nesta leitura!

Quantas medalhas o Brasil conquistará nos Jogos Olímpicos de Paris?

De acordo com a empresa de dados e previsões americana Gracenote, o Brasil terá 26 medalhas ao fim dos Jogos Olímpicos de Paris. Dessas 26 subidas no pódio, serão 7 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 15 medalhas de bronze.

Esse é o atual prognóstico que você pode usar na sua casa de aposta para palpitar. Infelizmente, o estudo não aponta quais devem ser as modalidades vencidas. Porém, há muitas expectativas, especialmente nas maratonas aquáticas com Ana Marcela Cunha e no skate, com Raicca Ventura e Rayssa Leal, a Fadinha.

Entre algumas modalidades em que o Brasil poderá se destacar estão:

- Vôlei;

- Atletismo;

- Natação;

- Ginástica artística;

- Ginástica rítmica;

- Canoagem;

- Skate;

- Surfe.

Para este ano, infelizmente o futebol brasileiro está de fora dos Jogos Olímpicos de Paris. A saída precoce da competição aconteceu em fevereiro, após derrota contra a Argentina. Mesmo com as promessas Endrick e John Kennedy, o Brasil não superou os hermanos. 

Quais serão os países com mais medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos de Paris?

Ainda de acordo com a projeção da Gracenote, acredita-se que os países mais bem colocados no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris serão Estados Unidos, China e a anfitriã França. Apesar da projeção, espera-se que a França se destaque por estar em casa.

Os países com mais medalhas nos jogos de Paris 2024 poderão ser:

País

Ouro

Prata

Bronze

Medalhas totais

Estados Unidos

43

43

42

128

China

26

20

22

68

França

32

20

11

63

Reino Unido

15

23

24

62

Japão

12

21

21

54

Itália

20

13

12

45

Austrália

12

14

16

42

Holanda

13

11

17

41

Alemanha

10

12

13

35

Coreia do Sul

8

7

14

29

Essas são as projeções da Gracenote. A empresa costuma acertar e realizar mais projeções conforme a proximidade com os jogos olímpicos. Para este ano, os jogos de Paris começam no dia 26 de julho, chegando ao fim no dia 11 de agosto.

Brasil quer superar o desempenho em Tóquio

O Brasil reuniu 21 medalhas nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020, sendo sete medalhas de ouro, seis medalhas de prata e oito medalhas de bronze. Até então, esta é a melhor campanha brasileira da história e deve ser a marca a ser batida em Paris.

Muitos acreditam que a marca pode ser, sim, superada. Nas duas últimas edições, Rio 2016 e Tóquio 2020, o Brasil criou uma tendência de subir uma colocação por edição. Para isso, acredita-se que o desempenho do país no skate, na ginástica artística e no surfe deve ser o diferencial.

Apesar da alta expectativa nessas modalidades, há ainda outros esportes em que o Brasil costuma se destacar. Um desses exemplos é a maratona aquática. Para os jogos de Paris, a atleta Ana Marcela Cunha chega como bicampeã mundial.

Outro destaque é a seleção masculina de vôlei. Com a volta do técnico Bernardinho, a seleção pretende ser tricampeã dos jogos olímpicos. Para isso, acredita-se no desempenho acima da média de Wallace e Lucão, que mantêm uma boa forma desde Tóquio.

Vale destacar que há ainda outras excelentes esperanças aos brasileiros no boxe, com Abner Teixeira, Hebert Conceição e Beatriz Ferreira, que trouxeram medalhas de bronze, ouro e prata respectivamente.

Comitê Olímpico Brasileiro poderá bater recordes

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) poderá bater recordes nos Jogos de Paris 2024 graças à boa forma dos brasileiros. Com muitos atletas perto de seus auges, cabe ao COB conceder todo o apoio necessário para que os lutadores, skatistas, surfistas, ginastas e mais tantos outros esportistas façam história e tragam medalhas ao povo brasileiro!

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp