COTIDIANO

Rede discute terceiro encontro de artesãos e concurso lindeiro de artesanato

O lançamento do concurso deve ocorrer no terceiro Encontro de Artesãos, programado para o mês de junho

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Pato Bragado, Paraná
lindeiros | 22/03/2024 11h20

(Foto: Divulgação )

Representantes da Rede de Cooperação para o Artesanato se reuniram na quarta-feira (20), para definir algumas questões de incentivo ao setor na região. O encontro ocorreu no Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena. O evento reuniu os artesãos da região para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do setor artesanal.

Dentre os tópicos abordados há o III Encontro de Artesãos, o Concurso de Artesanato Lindeiro em diferentes categorias, e a organização da Feira de Artesanato, que está programada para ocorrer em maio, durante a Expo Santa Helena.

Um dos pontos discutidos foi a formatação da Costura Criativa Sustentável, visando instituir um formato definido e dar início às ações que promovam a sustentabilidade dentro do segmento artesanal.

A organização em rede é uma forma de levar conhecimento, organizar e estimular o setor na produção, divulgação e comercialização.

O responsável pela Casa do Artesão de Santa Terezinha de Itaipu, Eliel Gomes, destaca que a organização em rede foi muito positiva para o artesanato regional. “Compartilhamos muito conhecimento e tivemos representação dos produtos. A gente já teve muitos aprendizados”, ressalta.

Concurso

O Concurso de Artesanato Lindeiro foi um dos destaques na reunião, segundo a diretora do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler. O objetivo é promover o setor nos 16 municípios que margeiam o lago de Itaipu. O lançamento deve ocorrer no terceiro Encontro de Artesãos, programado para o mês de junho. O concurso deve contar com cinco categorias e os produtos participarão de uma exposição onde haverá a avaliação. A premiação será em dinheiro.

A participação e interação dos envolvidos na reunião demonstra o comprometimento e a dedicação dos artesãos em fortalecer a cultura artesanal e impulsionar a economia criativa. A reunião encerrou-se com um sentimento de entusiasmo e otimismo, prometendo novas perspectivas e oportunidades para os artesãos lindeiros.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp