COTIDIANO
Copagril: a união sempre faz a força!
Cooperativa transforma produtos primários em produtos de valor agregado, oferecendo aos seus associados, clientes e colaboradores a oportunidade de potencializar a sua produção
Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Paraná
Desenvolvimento |
25/05/2024 11h10
Como uma das principais empresas do setor industrial em Marechal Cândido Rondon, a Cooperativa Agroindustrial Copagril tem a missão de fomentar a produção de grãos e transformá-los em produtos de valor agregado, disponibilizados tanto no mercado quanto para seus associados no sistema de integração na suinocultura. Atualmente, a Copagril possui uma indústria de processamento de soja, duas fábricas de rações, todas em Marechal Cândido Rondon, e uma indústria de pellets de madeira no município de Toledo.
Entre todo esse complexo, existe uma importante parceria que auxilia e movimenta essa engrenagem, sustentando a economia e alimentando o Brasil. Em homenagem aos colaboradores que operam nas fábricas e indústrias, vamos contar a história de três pessoas importantes em seus cargos e locais de trabalho.
Indústria de Esmagamento de Soja
Com a missão de receber os grãos dos produtores associados da Copagril, os operadores da indústria de esmagamento de soja são responsáveis pela transformação desta commodity em matérias-primas como farelo e óleo de soja. Entre idas e vindas da produção, paramos para dar luz à história do Senhor José Destro, líder de produção da unidade de esmagamento de soja, responsável pelo acompanhamento e atuação no processo de industrialização.
José Destro conta que o que mais gosta do seu trabalho são os desafios e todas as recompensas que um trabalho em equipe, bem organizado e bem estruturado proporciona. "Trabalho na indústria porque ela é muito ampla e proporciona muitos benefícios. Nossos processos agregam valor aos produtores, associados e, por fim, chegam às pessoas – afirma.
"O ambiente da indústria é muito rico! Não só em relação ao dinheiro, mas em todo o valor que ela agrega à comunidade. Na indústria, somos unidos em prol de um único propósito!"- complementa.
Unidades Industriais de Rações
Jorge Alves da Silva, morador de Marechal Cândido Rondon e operador do quadro de comando da Cooperativa desde 1998, começou na Copagril como terceirizado, mas depois passou a ser funcionário fixo. Convivendo com toda a equipe, ele percebeu a grandeza de fazer parte da Fábrica de Ração de Bovinos e Peixes da Copagril.
"Trabalhamos em uma fábrica de ração, então estamos sempre precisando de algo. Precisamos das equipes, das matérias-primas, dos insumos e, cada vez mais, das outras indústrias para continuar progredindo e produzindo", afirma Jorge.
Fábrica de Pellets
Fabiano da Silva Reis, morador de Toledo, Paraná, e funcionário da Copagril há apenas alguns meses, mas líder de produção há muito tempo, gosta muito de trabalhar com as máquinas e operar cada botão que gerencia as máquinas da indústria de pellets da Copagril.
O líder de produção afirma que, apesar da produção da fábrica em que trabalha ser algo diferente em relação às demais indústrias da Copagril, ainda assim sua equipe precisa das outras fábricas em muitos momentos, seja para orientação, configuração elétrica ou qualquer outro tipo de aprendizado.
"Apesar do produto ser diferente, precisamos do suporte das outras indústrias."- afirma o líder da fábrica pellets.
Por meio da união, a Cooperativa Agroindustrial Copagril transforma produtos primários em produtos de valor agregado, rações para bovinos, peixes e suínos, assim como pellets de madeira, sempre oferecendo aos seus associados, clientes e colaboradores a oportunidade de potencializar a sua produção, ter sucesso aos seus negócios e ainda levar alegrias para casa.
Feliz Dia da Indústria!
Com informações de Assessoria Copagril