COTIDIANO

Professores que participaram do Ganhando o Mundo debatem experiência internacional

O 1º Congresso Ganhando o Mundo Professor, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, reuniu 150 pessoas, sendo a maioria intercambistas da edição de 2023 do programa criado pelo governo do estado. Ele permitiu que docentes da rede estadual tivessem um período de experiências no Canadá e na Finlândia

Paraná
evento | 27/05/2024 20h12

(Foto: Lucas Fermin/SEED-PR )

O 1º Congresso Ganhando o Mundo Professor, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, reuniu 150 pessoas, sendo a maioria intercambistas da edição de 2023 do programa criado pelo governo do estado. O objetivo do evento foi permitir a troca de conhecimento e aplicação prática em sala de aula e na formação de outros professores.

"A ideia é disseminar o conhecimento adquirido a partir de pesquisas, reflexões e estudos vivenciados ao longo do intercâmbio. Além disso, o encontro foi uma oportunidade de confraternização no encerramento da primeira edição. O evento demonstrou o resultado e a importância dessa experiência na contribuição para a formação dos nossos professores que, pela primeira vez, puderam vivenciar um período em países com educação de ponta e que será repassada aos nossos alunos”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.  

Foram realizadas mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos dos intercambistas. Ettore Alberto Marenda, professor de História no Colégio Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, viajou para a Finlândia em novembro de 2023. “Apresentei os relatos sobre o aprendizado por lá. A importância deste congresso é, justamente, podermos medir o impacto que isso tem na educação do Paraná. Foi um grande momento de síntese, de reunião, de trocas de ideias e de novos projetos de pesquisa que virão para o futuro”, disse.

Organizado pela equipe da Secretaria da Educação à frente dos programas de intercâmbio e por mentores atuantes na formação para Língua Inglesa dos intercambistas, o Congresso contou, ainda, com a presença de coordenadores, professores e orientadores parceiros da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Paraná Educação (Preduc) e da Fundação Araucária. 

Intercâmbio 

Idealizado pelo governo do estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação, o Ganhando o Mundo viabiliza a oportunidade de intercâmbio internacional a estudantes e professores de escolas públicas estaduais do Paraná. Lançado em 2019 para estudantes, o programa já teve várias edições para alunos. A próxima, de 2025, será a maior desde o começo, com mais 1,2 mil estudantes.

O Ganhando o Mundo Professor teve sua primeira edição em 2023 com 99 docentes da rede estadual enviados para a Finlândia e Canadá. Nos países de destino, eles participaram de cursos de formação continuada com foco em temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo baseado em habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizado e educação inclusiva.

Com informações de Agência Estadual de Notícias


Facebook WhatsApp