COTIDIANO
Mercedes sanciona lei para priorizar compras públicas em empresas locais
Nova legislação permitirá que a Prefeitura de Mercedes priorize micro e pequenas empresas do município e da região em seus processos licitatórios
Mercedes
Economia local |
12/06/2024 10h56
Para fortalecer a economia local, o prefeito Laerton Weber sancionou na segunda-feira (10) a Lei que institui o Programa “Compra Mercedes”. A nova legislação permitirá que a Prefeitura de Mercedes priorize micro e pequenas empresas do município e da região em seus processos licitatórios.
Empresas de Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa, Guaíra e Terra Roxa terão prioridade nas compras públicas de até R$ 80 mil por item. As empresas de Mercedes poderão oferecer preços até 10% superiores ao melhor preço válido e ainda serem escolhidas.
“Essa iniciativa vai garantir que os recursos públicos do município permaneçam em Mercedes e nas cidades próximas, além de melhorar a qualidade e a eficiência dos produtos adquiridos. Frequentemente, licitações eram vencidas por empresas de estados distantes, com quem nem sempre conseguimos manter um bom relacionamento para entregas conforme planejado”, destacou o prefeito Weber.
Dados da Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças mostram que, em 2023, apenas 17% das compras da Prefeitura foram feitas em empresas de Mercedes.
“Antes, não havia legislação para favorecer o comércio local. Com apoio do Sebrae, fizemos estudos técnicos e conseguimos implementar este programa”, explicou o secretário Edson Kanul.
Reunião com empresários
Uma reunião com empresários locais será realizada na terça-feira (18), às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Mercedes (Acim), para detalhar a implementação do programa.
Com informações de Assessoria