COTIDIANO

AquiAgora.net entrevista rondonense de 111 anos

Maria Lídia da Silva nasceu em 25/03/1913

Mal. Cândido Rondon
exemplo de vida | 17/08/2024 00h29

Maria Lídia da Silva nasceu em 25/03/1913 (Foto: Rebeca Kempp/AquiAgora.net )

Dona Maria Lídia da Silva é mãe, avó, bisavó e tataravó em seus 111 anos de vida. Ela reside no Bairro Augusto I de Marechal Cândido Rondon, junto com um dos filhos e nora. Nesta sexta-feira (16) o AquiAgora.net visitou dona Maria que contou momentos de sua vida.

Nos seus 111 anos, Maria é uma pessoa lúcida e consciente, devota e muito feliz por ter sua família perto dela.

Nesta semana, pela primeira vez ela precisou de atendimento médico, e foi levada até a UPA de Marechal Rondon onde permaneceu em observação até se recuperar do mal-estar que sentiu.

Maria nasceu no Rio Grande do Sul e adulta transferiu residência para o Paraná. Ao longo de seus 111 anos morou em algumas cidades acompanhando os filhos, mas fez de Marechal Rondon sua residência fixa. Ela morou por muitos anos também no distrito de Novo Horizonte. Nestes últimos anos passou a residir na cidade por conta da idade já avançada.

Dona Maria conta que até poucas semanas atrás era ela quem lavava suas roupas e fazia a comida, que sempre gostou de fazer as suas coisas e que foi acostumada ao árduo trabalho.

Ter sido uma pessoa muito trabalhadora é motivo de orgulho para a rondonense de 111 anos, assim como os filhos e a família, tê-los próximos é uma alegria para ela.

Maria conta que nunca procurou ou precisou de atendimento médico, ela diz que sempre cultivou na horta de casa os remédios caseiros.

Aos 111 anos, Maria diz que Deus sabe quando será a "hora Dele levar ela", mas que algo ela já avisou a toda a família, quando este dia chegar não quer ver ninguém triste ou chorando.

Assista abaixo a entrevista em vídeo com Maria de 111 anos:

 
 

Facebook WhatsApp