COTIDIANO

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Toledo

As causas do incêndio ainda não foram oficialmente confirmadas, mas as suspeitas iniciais indicam que o fogo tenha origem de ação humana

Paraná
fogo | 13/09/2024 09h16

(Foto: Kelvin Polasso - Toledo News )

Um incêndio ambiental de grandes proporções devastou uma área de mata em Toledo, na região da Vila Pioneiro, entre a rua Mário Fontana e a avenida Egydio Geronymo Munaretto, na tarde dessa quinta-feira (12). O fogo teve início por volta das 14h e rapidamente se espalhou, consumindo uma parte significativa da vegetação local.

De acordo com informações do Toledo News, a magnitude do incêndio foi tal que dificultou a chegada imediata de uma equipe do Corpo de Bombeiros. Devido ao elevado número de incêndios ambientais registrados recentemente em Toledo e região, o Corpo de Bombeiros estava sobrecarregado e não conseguiu comparecer prontamente.

A contenção das chamas foi realizada por um grupo de populares, membros da Defesa Civil e profissionais da BRF. Um caminhão pipa foi mobilizado para ajudar no combate ao fogo, e, embora a maioria das chamas tenha sido controlada, alguns focos ainda estão sendo monitorados por um brigadista da empresa.

As causas do incêndio ainda não foram oficialmente confirmadas, mas as suspeitas iniciais indicam que o fogo tenha origem de ação humana. Nos últimos quatro dias, Toledo registrou pelo menos 10 ocorrências de incêndios em vegetações, um aumento significativo que reflete uma tendência preocupante. Os meses de julho, agosto e setembro são tradicionalmente propensos a esse tipo de ocorrência devido à estiagem, mas em 2024, o número de incidentes tem sido pelo menos quatro vezes maior do que o usual na região.

Em uma entrevista recente, o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo, Guilherme Rodrigues de Lima, destacou as razões para o aumento dos incêndios. "O clima atual tem facilitado a propagação dos incêndios. Fatores como queimadas de lixo, bitucas de cigarro, churrascos e técnicas inadequadas de limpeza de terrenos têm contribuído para o aumento do risco. A maioria dos incêndios tem origem em atividades humanas, sejam elas intencionais ou acidentais, e é raro um incêndio se iniciar por causas naturais como raios ou ignição espontânea," explicou o comandante.

Com informações de Toledo News


Facebook WhatsApp