COTIDIANO

Comitiva da Nova Zelândia visita Paraná para discutir parcerias em ciência e tecnologia

A delegação participou de reuniões na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na Fundação Araucária e com os reitores das universidades estaduais do Paraná. O objetivo da visita foi alinhar áreas de interesse para estabelecer parcerias entre as universidades estaduais com as instituições de ensino superior neozelandesas

Paraná
visita | 18/10/2024 20h00

(Foto: SETI-PR )

Uma comitiva da Nova Zelândia esteve em Curitiba, nesta semana, para conhecer o sistema estadual de ensino superior paranaense. O objetivo da visita foi alinhar áreas de interesse para estabelecer parcerias entre as universidades estaduais do Paraná com as instituições de ensino superior neozelandesas.

Pesquisadores das universidades neozelandesa integraram a comitiva. Entre eles estavam Frank Bloomfield, vice-reitor adjunto da Universidade de Auckland; Leonel Alvarado, diretor regional da Universidade de Massey; e Jannik Haas, professor na Universidade de Canterbury.

Também fizeram parte do grupo, Bruna de Natale, gerente de desenvolvimento de mercado da Nova Zelândia Educação, instituição que representa as oito universidades públicas neozelandesas, e Nicole Freeman, gerente de projetos no Centro de Excelência América Latina e Ásia-Pacífico, uma iniciativa do Governo da Nova Zelândia para promover as relações de colaboração entre países da América Latina, da Ásia e do Pacífico.

A delegação participou de reuniões na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), na Fundação Araucária e com os reitores das universidades estaduais do Paraná. Durante a visita, pesquisadores paranaenses apresentaram as principais ações e estratégias de pesquisa e inovação desenvolvidas no estado.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a visita da delegação neozelandesa é de grande importância para consolidar a parceria e promover o avanço da cooperação científica e tecnológica entre o Paraná e a Nova Zelândia. “A cooperação internacional é fundamental para a expansão e melhora da qualidade do trabalho científico e tecnológico. Com a colaboração de pesquisadores de diversos países, somamos esforços para a realização de pesquisas de ponta”, afirma.

A visita da delegação neozelandesa é resultado da missão internacional realizada por uma comitiva paranaense para o país asiático, em agosto deste ano. Representantes do Paraná visitaram as oito universidades públicas do país e se reuniram com pesquisadores e representantes do Ministério das Indústrias Primárias, da Embaixada do Brasil e da Nova Zelândia Educação.

A Nova Zelândia é um país com 5,1 milhões de habitantes localizado na Oceania, no Sudoeste do Oceano Pacífico. O país é reconhecido pela excelência no ensino superior, com oito universidades públicas que estão entre as melhores do mundo de acordo com rankings internacionais.

A expectativa é receber uma nova comitiva de pesquisadores neozelandeses no primeiro semestre de 2025 para alinhar temas de interesse e de expertise dos dois países, como genômica, agricultura e sustentabilidade. No segundo semestre do ano que vem, pesquisadores paranaenses devem embarcar para a Nova Zelândia para viabilizar ações de mobilidade acadêmica e projetos de colaboração científica internacional.

Com informações de Agência Estadual de Notícias


Facebook WhatsApp