POLICIAL
PCPR prende em Cascavel suspeitos de envolvimento com quadrilha de furtos de camionetes de luxo
Operação Five Minutes prendeu dez suspeitos e desvendou esquema criminoso que causou prejuízo de R$ 4 milhões às vítimas
Paraná
operação |
13/12/2024 09h09
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), deflagrou na manhã de 13 de dezembro de 2024 a "Operação Five Minutes", com ações em Cascavel e São José dos Pinhais. A ofensiva teve como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado no furto de camionetes de luxo da marca Toyota Hilux.
Após quatro meses de investigação, foram cumpridos 22 mandados judiciais, incluindo dez de prisão preventiva. A operação revelou que a quadrilha foi responsável por pelo menos 16 furtos, resultando em um prejuízo de R$ 4 milhões às vítimas.
O grupo utilizava um esquema sofisticado para dificultar as investigações, como revezar veículos de apoio e deixar as camionetes furtadas estacionadas em vias públicas por até dois dias, para verificar se possuíam rastreadores. Após a confirmação, os veículos seguiam para cidades próximas à fronteira com o Paraguai.
Durante a operação, a PCPR recuperou duas camionetes logo após os crimes e apreendeu veículos utilizados pelos criminosos. O objetivo é desestruturar economicamente a quadrilha e possibilitar a venda desses automóveis em leilões para ressarcir as vítimas.
Batizada de "Five Minutes", a operação recebeu esse nome porque era o tempo médio necessário para que os criminosos furtassem as camionetes. A ação contou com o apoio de várias unidades da PCPR, como Delegacia de Homicídios, Núcleo de Narcóticos, Grupo de Diligências Especiais, Grupamento Aéreo e Núcleo de Operação com Cães.
As investigações continuam para apurar outros crimes cometidos pela organização e identificar possíveis comparsas.
Com informações de Preto no Branco