COTIDIANO
Praia com chuva: Corpo de Bombeiros reforça cuidados aos veranistas
Embora a chuva não seja necessariamente um impeditivo para frequentar a praia, é essencial redobrar a atenção, especialmente em caso de tempestades ou descargas elétricas, já que durante os dias de chuva o risco de raios exige atenção especial
Paraná
segurança |
08/01/2025 20h03
O verão é uma estação marcada pelas altas temperaturas e, também, pelas chuvas características da época. No Litoral do Paraná, episódios de precipitação têm sido registrados nesta semana, mas sem frustrar a programação dos veranistas que continuam aproveitando as areias paranaenses.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas mais persistentes devem perder força a partir desta quarta-feira (8), quando é esperado um acumulado de 20 milímetros na região. “Nos próximos dias, a tendência é o tempo melhorar na maioria dos municípios, com exceção de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que ainda permanecem com 20 a 30 milímetros até quinta-feira (9)”, destaca o capitão Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil.
Embora a chuva não seja necessariamente um impeditivo para frequentar a praia, é essencial redobrar a atenção, especialmente em caso de tempestades ou descargas elétricas.
A capitã Tamires Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), reforça que a segurança dos banhistas começa com a escolha de locais monitorados e protegidos por guarda-vidas. "Procure sempre o local protegido por guarda-vidas. Obedeça à sinalização por bandeiras e placas, e supervisione constantemente as crianças, mantendo-as próximas e, no máximo, a um braço de distância. Além disso, se fizer consumo de álcool, não entre no mar", orienta.
Durante os dias de chuva, o risco de raios exige atenção especial. "Em caso de descarga elétrica, o serviço de guarda-vidas será encerrado, o que será indicado com a bandeira dupla vermelha, sinalizando a interdição da praia. Nessa situação, é fundamental baixar os materiais de imediato e procurar um local seguro, longe de postes e árvores, preferencialmente uma edificação de alvenaria equipada com proteção contra descargas elétricas", alerta a capitã.
É preciso evitar ainda a proximidade de árvores e objetos metálicos altos, como guarda-sóis e cercas, que podem atrair raios. Caso esteja na água, a orientação é a saída imediata, já que a água salgada aumenta significativamente o risco de descargas elétricas.
O Corpo de Bombeiros está presente nas praias paranaenses com guarda-vidas atuando em solo, nos postos de atendimento e em toda a extensão de areia, além de equipes na água, em helicópteros e com o suporte de drones tecnológicos, garantindo a segurança dos veranistas em diferentes condições. Desde 14 de dezembro, os bombeiros já realizaram mais de 660 resgates no mar, além de terem registrado 44 casos de afogamento.
Alternativa
Para aqueles que preferem evitar a praia nos dias de chuva, o Governo do Paraná oferece alternativas de lazer na Arena do Verão Maior Paraná, localizada em Caiobá, na Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa. Uma das atrações é a Arena Gamer, que funciona das 15h às 21h, de terça a domingo, e conta com diversas plataformas de jogos eletrônicos à disposição dos visitantes.
Monitoramento
A Defesa Civil Estadual realiza trabalhos de monitoramento das condições climáticas em uma estrutura montada em Praia de Leste, com o acompanhamento diário. O monitoramento é baseado em informações do Simepar e de outros órgãos de meteorologia, como o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que são utilizados para o envio de alertas à população.
Os alertas são enviados via SMS, WhatsApp ou Telegram. As pessoas devem se cadastrar para recebê-los no site da Defesa Civil do Paraná.
Verão Maior Paraná
Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Com informações de Agência Estadual de Notícias