COTIDIANO
Bionova instala usinas fotovoltaicas na Cooperativa Copacol
Projeto desenvolvido pela Bionova Solar prevê geração de 140.000 kWh/mês de energia limpa
Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Paraná, Geral
Inovação |
25/01/2025 10h39
A Bionova Solar realizou a entrega de mais uma usina fotovoltaica à Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata). A estrutura que fica no Centro de Distribuição da Cooperativa, no Distrito de Nossa Senhora da Penha, em Corbélia, é composta por 2.220 painéis solares de 550W da marca Sengi. Destes, 1.850 estão instalados em estruturas de solo, enquanto 370 estão em carports (estruturas para estacionamento). Além disso, a usina possui 14 inversores de 75kW. Com uma potência instalada de 1.221 kWp, o sistema foi projetado para operar no modelo Zerogrid, ou seja, sem injeção de energia excedente na rede elétrica. Ao todo 26 usinas já foram instaladas pela Bionova nas unidades da Cooperativa.
A estimativa é que a usina gere mensalmente 140.000 kWh de energia limpa, quantidade suficiente para atender o consumo médio de 500 residências que utilizam cerca de 280 kWh por mês.
Thiago Tomazoli, sócio e diretor geral da Bionova, arma que “a Bionova com seu modelo Zerogrid tem o potencial de revolucionar o mercado, trazendo soluções inovadoras que redefinem a gestão energética. Essa tecnologia não apenas proporciona economia imediata para empresas como a Copacol, mas também transforma o panorama geral, reduzindo custos operacionais em larga escala e incentivando práticas mais sustentáveis. Com impactos positivos na economia local e global, essa abordagem posiciona a Bionova como uma parceira estratégica para empresas que buscam eficiência, competitividade e responsabilidade ambiental.”
Essa iniciativa reforça o compromisso da Copacol com práticas sustentáveis, promovendo a redução do impacto ambiental e a otimização de recursos. A adoção da tecnologia fotovoltaica na unidade de Penha é um exemplo de como a Cooperativa busca equilibrar crescimento econômico com responsabilidade ambiental. Atualmente, a Copacol conta com 42 estruturas de energia fotovoltaica, sendo a Bionova responsável pela instalação de 26 delas. “Essa consciência sobre a responsabilidade com o meio ambiente faz parte da nossa rotina. Seguimos critérios rigorosos de produção que estabelecem zelo às riquezas naturais e bem-estar animal, do campo até a comercialização dos produtos. A instalação de usinas fotovoltaicas é um ciclo que complementa a nossa atuação sustentável, que oportuniza o aproveitamento dessa fonte de energia, reduzindo o consumo de maneira considerável”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Sobre a Bionova Energia Solar
Engenharia, importação, qualidade, atendimento, confiança e suporte.
Consolidada há mais de 8 anos no mercado, presente em 7 estados, com 27 filiais e com mais de 400 mil painéis instalados em mais de 200 cidades brasileiras e mais de 4 mil clientes satisfeitos e projetos finalizados, a Bionova leva para todo o Brasil autonomia energética com soluções fotovoltaicas personalizadas e assistência técnica especializada em atender as necessidades de cada consumidor.
Somos Bionova.
Para mais informações sobre nossos produtos e serviços, acesse o site: www.bionovasolar.com.br ou entre em contato pelo telefone (42) 9 9934-2048.
Ver esta publicação no Instagram
Com informações de O Novo Oeste