COTIDIANO
Sucesso na primeira edição, Aprova Paraná Universidades divulga resultado preliminar
Foram 29.892 inscrições. Os candidatos que optaram pela inscrição em apenas um curso, caso não atinjam a nota para aprovação – estabelecida a critério da instituição de ensino superior – ficarão em lista de espera, aguardando nova chamada
Paraná
programa |
06/02/2025 15h59
Os 30 mil alunos que se inscreveram no programa Aprova Paraná Universidades já podem consultar a lista preliminar de aprovados na página do programa, disponível pelo site da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Foram 29.892 inscrições.
Os candidatos que optaram pela inscrição em apenas um curso, caso não atinjam a nota para aprovação – estabelecida a critério da instituição de ensino superior – ficarão em lista de espera, aguardando nova chamada.
Já os candidatos que se inscreveram em duas opções de curso e foram aprovados apenas na segunda, serão incluídos somente na lista de espera da segunda opção. Já os que se inscreveram em duas opções e não atingiram a nota de aprovação em nenhuma delas, terão novo prazo para escolher uma das opções, permanecendo assim na respectiva lista de espera.
O prazo para escolha se inicia com a publicação do resultado preliminar e encerra às 23h59 do dia 10 de fevereiro. Não havendo indicação da vaga de preferência, a primeira opção escolhida será a considerada para fins de inscrição.
Caso haja necessidade de desempate, o primeiro critério considerado será a nota da redação, seguida pelas notas nos componentes curriculares, divididas da seguinte forma: maior soma das notas em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física; maior nota em Matemática; maior soma das notas em Biologia, Física e Química; e maior soma das notas em Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
Em seguida, será utilizado o critério de maior idade. Porém, se, eventualmente, os dois ou mais candidatos tiverem nascido nas mesmas data e hora, o último critério será a análise documental, no momento da matrícula, em que será considerada a renda familiar.
“Estamos muito satisfeitos com o número de inscrições no programa. Isso mostra o interesse dos nossos alunos, não só por um ensino superior de qualidade, mas também pela oportunidade de um futuro promissor, tanto em nível acadêmico quanto profissional. Isso é motivo de muito orgulho para o estado do Paraná, que tem a melhor educação do país”, avalia o secretário de Educação, Roni Miranda.
Vagas
Foram ofertadas 3.718 vagas, distribuídas por 1.283 cursos de ensino superior, que receberam um total de 29.892 inscrições: 111 na Universidade Estadual de Londrina (UEL); 8.463 na Universidade Estadual de Maringá (UEM); 6.101 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 5.476 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); 4.602 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); 1.090 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); E 4.589 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Programa
O Aprova Paraná Universidades é uma iniciativa do Governo do Estado e foi elaborado de forma conjunta pela Seed-PR e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR). O programa reserva 20% das vagas das universidades estaduais para alunos provenientes da rede estadual de ensino que realizaram a Prova Paraná Mais em novembro do ano passado.
Com informações de Agência Estadual de Notícias