COTIDIANO

Especialista em liderança pública destaca o Paraná como referência em inovação

Em palestra no fórum Paraná Mais Cidades, o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros, destacou o protagonismo do Paraná na gestão pública e na implementação de soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população

Paraná
Paraná Mais Cidades | 13/02/2025 23h10

(Foto: Gabriel Rosa/AEN )

O primeiro dia do Paraná Mais Cidades, promovido pelo Governo do Estado em Foz do Iguaçu, contou com a palestra “Em busca de um DNA inovador para a Gestão”, ministrada por Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP). Em sua apresentação, o especialista destacou o protagonismo do Paraná na gestão pública e na implementação de soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população.

“Sou testemunha ocular de que o Paraná é o maior exemplo desse Brasil que dá certo. E é um exemplo por apresentar indicadores e resultados. Aqui é possível enxergar um retrato do profissionalismo da gestão pública a partir dos números e indicadores. O Estado vem se destacando cada vez mais no Ranking de Competitividade dos Estados, aproximando-se das notas de São Paulo e Santa Catarina”, ressalta Barros.

O ranking, elaborado anualmente pelo CLP em parceria com a consultoria Tendências e a startup Seall, avalia 99 indicadores divididos em dez pilares principais. Em 2024, o Paraná manteve a 3ª colocação geral. Durante a apresentação, o diretor-presidente da entidade entregou ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, uma placa que reconhece o Estado como o mais sustentável do País, resultado alcançado pela quarta vez consecutiva no ranking divulgado pela CLP.

Para Barros, a inovação na gestão pública deve ser compreendida como a capacidade de solucionar problemas, reduzir custos e aumentar a produtividade, sempre com o objetivo de melhorar a jornada do cidadão. “Nossa missão é desmistificar o conceito de inovação. No fim do dia, inovar é resolver problemas de forma eficiente e eficaz”, explica. O especialista, inclusive, deu a dica para os gestores públicos. “Não fujam dos problemas. Escolham os problemas e sejam as pessoas que vão ajudar a resolvê-los”, desafia.

A iniciativa do Governo do Estado de reunir prefeitos e secretários municipais no Paraná Mais Cidades também foi apontada pelo especialista como um exemplo de inovação na gestão. “É um evento apartidário que promove a integração entre os 399 municípios, garantindo que os gestores tenham acesso a informações e ferramentas para oferecer melhores serviços à população. Acaba sendo uma feira de ferramentas, onde os prefeitos podem sair com a caixa cheia de novas soluções para resolver os problemas locais”, celebra.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, reforçou que a inovação é fruto das relações humanas e da capacidade dos gestores em compreender e aprimorar os processos da administração pública. “Muitos prefeitos estão iniciando seus mandatos e precisam de informações claras sobre como organizar licitações, convênios e parcerias com o Estado. O Paraná Mais Cidades oferece esse suporte de forma didática e objetiva, permitindo maior agilidade nas decisões e execuções de projetos”, pontua.

A palestra do especialista em inovação fechou a primeira manhã de paineis do Paraná Mais Cidade, que contou ainda com a apresentação do governador Carlos Massa Ratinho Junior destacando as potencialidades e desafios do Estado.

Paraná Mais Cidades 

O fórum visa modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado, oferecendo palestras, workshops e uma Feira de Serviços. O evento conta com o patrocínio do BRDE, Celepar, Copel, Detran/PR, Fomento Paraná, Paraná Projetos, Portos do Paraná e Sanepar.

Na programação de sexta-feira (14), é a vez dos secretários estaduais Guto Silva (Planejamento), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação) e o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, Natalino Avance de Souza (Agricultura), Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), Alex Canziani (Inovação), Marcio Nunes (Turismo), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e João Carlos Ortega (Casa Civil), apresentarem o “cardápio” de serviços das pastas que podem ser acessados pelos municípios.

Os presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, da Sanepar, Wilson Bley, e do coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig, também se apresentam.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior também faz anúncios que beneficiarão os 399 munícipios paranaenses.

Nos dois dias de evento, os participantes poderão conhecer em detalhes os programas do governo estadual, em estandes individuais das secretarias e também oficinas com temáticas variadas.

Com informações de Agência Estadual de Notícias


Facebook WhatsApp