COTIDIANO
Mercedes confirma dois casos de pacientes com Chikungunya; outros dez casos seguem sob investigação
A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela disseminação da dengue
Mercedes
saúde |
14/02/2025 08h54
A Secretaria da Saúde de Mercedes confirmou, nesta sexta-feira (14), dois casos de Chikungunya no município. Os pacientes estão sendo monitorados pelo Setor de Epidemiologia desde a suspeita da doença. Além disso, outros dez casos seguem sob investigação.
Segundo a secretária Adelete Becker, os pacientes apresentam sintomas característicos da Chikungunya, como dores intensas e inchaço nas articulações, que podem persistir por um longo período. “Essa é uma das principais diferenças entre a doença e a dengue. O paciente com Chikungunya pode continuar sentindo dores mesmo após a recuperação”, explicou.
A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo responsável pela disseminação da dengue. Por isso, a principal forma de prevenção é a eliminação de criadouros do mosquito.
Como parte das ações de combate, a Prefeitura de Mercedes realizará um “Arrastão da Limpeza” a partir da próxima segunda (17). A iniciativa permite que os moradores limpem suas propriedades no final de semana, para que os materiais sejam recolhidos na semana seguinte.
Tratamento e orientações
O tratamento para a Chikungunya é semelhante ao da dengue, com ênfase na hidratação intensa. A recomendação é que os pacientes consumam pelo menos seis litros de água por dia durante o período de sintomas. Em caso de suspeita da doença, a orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores procurem uma unidade de atendimento para avaliação médica.
Com informações de Assessoria