COTIDIANO
Empresa do Paraná é a 1ª do país certificada por ações de combate à violência às mulheres
Selo foi concedido à Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Ação é fruto do trabalho do governo do estado, via Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que formalizou a adesão e divulgação da iniciativa, criada pela ABNT e Instituto Nós Por elas
Paraná
certificação |
18/02/2025 12h09
A empresa Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, é a primeira do Brasil a obter a Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE). O selo foi entregue na segunda-feira (17), em cerimônia realizada na da sede da empresa.
O reconhecimento é fruto das ações desenvolvidas pelo governo do estado que, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), aderiu formalmente e passou a difundir o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres.
O selo criado pela ABNT, em parceria com o Instituto NPE, faz reconhecimento público a órgãos governamentais, empresas e entidades do setor privado comprometidas com a causa da prevenção e combate à violência contra as mulheres.
"O selo vem se somar aos esforços já realizados pela Semipi na proteção e defesa dos direitos das paranaenses", afirmou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “O governo do estado reitera esse compromisso, com políticas públicas eficazes em prol das mulheres e do combate a qualquer tipo de violência que elas venham a sofrer”.
Ela enfatiza que a ação da parceria com a ABNT e o Instituto Nós por Elas permite criar uma nova cultura dentro das empresas do estado. "Tenho certeza que aquilo que a gente aprende aqui, a gente também leva para dentro de casa. Só assim, juntos e unidos, é que vamos enfrentar e vencer a violência contra as mulheres”, reforçou Leandre.
O presidente da ABNT, Mario Esper, definiu a entrega do selo à Versátil Andaimes como um marco. “Todo projeto pioneiro que é lançado no Paraná é uma vitrine para o Brasil. Eu tenho certeza que esse é o primeiro certificado de vários outros que virão pelo Brasil afora. Temos uma meta e vamos cumpri-la, que é a de 10 mil certificações em um prazo de cinco anos", afirmou. "É um dia de muita alegria e realização, principalmente porque contamos com essa parceria forte com o governo do Paraná".
A fundadora da Versátil Andaimes, Neide Sosvianin, falou sobre a importância da certificação para a empresa, que recebeu o Selo Bronze. “É uma honra, que reflete nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho seguro e igualitário para todos os nossos colaboradores. Esperamos que esta iniciativa inspire outras empresas e possamos ampliar o impacto do combate à violência contra a mulher”, afirmou.
Certificação
A certificação formaliza o compromisso de organizações em garantir os direitos das mulheres, contribuindo, assim, na redução dos índices de desigualdade e violência no país. Possui selos Bronze, Prata, Ouro e Platina, de acordo com os requisitos atendidos.
Os estados aderem ao projeto por entender que se trata de um instrumento na rede de proteção e no combate à violência contra as mulheres. Já as empresas buscam reconhecimento social por iniciativas focadas nas mulheres, principalmente por oferecer um bom ambiente de trabalho e por alinhar ações internas com a Agenda 2030 – ODS 5 (Igualdade de Gênero).
Com informações de Agência Estadual de Notícias