COTIDIANO

Bebê de quatro meses morre engasgada com leite materno no Paraná

Criança foi levada pela mãe à UPA, mas acabou não resistindo

Paraná
fatalidade | 22/02/2025 08h40

(Foto: TN Online )

Uma bebê de quatro meses morreu engasgada na tarde de quinta-feira (20) em Apucarana. A criança recém-nascida foi levada pela mãe à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já chegou em óbito.

A informação foi confirmada ao site TNOnline pelo secretário de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula.

Segundo ele, a criança engasgou com o leite materno. A mãe, que mora no Jardim Ponta Grossa, ligou para o Serviço de Atendimento Móvel da Urgência (Samu). No entanto, em desespero, ela decidiu levar a bebê por conta própria até a UPA.

Guilherme de Paula afirma que a criança, de exatamente três meses e 28 dias, já chegou sem vida à UPA. O Samu chegou junto com a mãe e confirmou o óbito. Ele afirma que a secretaria presta apoio à mãe.

Como agir nesses casos

Considerado uma emergência, o engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) elaborou um manual de como agir nesse momento para salvar a vida dos bebês. 

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Com informações de TN Online


Facebook WhatsApp