COTIDIANO
Moradora de Porto Mendes comemora 103 anos de vida
Rosina Vasselai é um exemplo para comunidade de Porto Mendes, lugar onde vive há mais de 50 anos
Mal. Cândido Rondon
103 anos |
23/02/2025 12h07
O ano era 1922. Neste período, no Brasil, aconteciam alguns eventos importantes como a semana da Arte Moderna e a posse do décimo segundo presidente do país, Arthur Bernardes. Enquanto isso, na cidade de Rio dos Cedros, em Santa Catarina, no dia 15 de fevereiro, nascia Rosina Vasselai. Com uma história construída com trabalho, fé e dedicação à família, Rosina, hoje com 103 anos, é exemplo de resistência e amor.
"Eu me sinto bem, eu estou com essa idade, mas eu tenho saúde, eu me cuido bem. Então, o que eu quero mais do que isso? ", disse Rosina.
Em 1944, ela se casou com Altibano Vasselai e dessa união teve seis filhos. Em 1972, a família migrou para Porto Mendes, no Paraná, onde começou uma nova vida na lavoura. Foram anos de trabalho duro, iluminação a querosene e banhos no rio, até que a energia elétrica chegou na década de 80.
Aos 103 anos, Dona Rosina continua ativa, participa das atividades da Associação Saúde Nota 10 e do clube em que ela é uma das fundadoras.
Além de mãe e agricultora, ela foi confeiteira, parteira, benzedeira e ajudava em festas da igreja. Uma vida que começou há mais de um século, cheia de desafios e conquistas, foi celebrada por todos que têm a honra de conhecer dona Rosina Vasselai.
"Ela é uma pessoa que transmite tranquilidade (...), muita fé, muita oração. A oração dela parece sempre muito mais forte, porque é feita com muita fé", disse a neta, Orliete Seiboth.
Com informações de CATVE