COTIDIANO

Vaticano inicia conclave para eleger novo papa com missa e isolamento

A cerimônia solene contou com a presença dos cardeais eleitores e marcou o início do período de clausura do conclave.

Geral
conclave | 07/05/2025 14h38

(Foto: Reprodução Instagram @franciscus )

Na madrugada desta quarta-feira (7), às 5h (horário de Brasília), teve início oficialmente o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica com a celebração da missa Pro Eligendo Romano Pontifice, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia solene contou com a presença dos cardeais eleitores e marcou o início do período de clausura do conclave.

À tarde, os cardeais seguem em procissão até a Capela Sistina, local onde acontecerão todas as etapas da eleição, incluindo as votações. Antes do início dos trabalhos, cada cardeal faz um juramento solene, comprometendo-se a manter total sigilo sobre o processo e, caso seja eleito, a conduzir a Igreja com fidelidade.

A cor da fumaça emitida pela chaminé da Capela Sistina tem significado simbólico: preta indica que nenhum dos candidatos atingiu os dois terços dos votos necessários para a eleição; branca, por sua vez, anuncia ao mundo que um novo papa foi escolhido.

Caso a eleição se prolongue, a expectativa é que as fumaças voltem a ser emitidas duas vezes por dia: entre 5h30 e 7h e entre 12h30 e 14h (horários de Brasília), após cada votação. Durante o conclave, os cardeais permanecem reclusos no Vaticano, sem qualquer contato com o mundo externo, em respeito à tradição e ao sigilo que cercam este momento decisivo da Igreja.

A comunidade católica em todo o mundo aguarda com expectativa o anúncio do novo pontífice, que terá a missão de guiar a Igreja em meio aos desafios contemporâneos.

Com informações de Catve


Facebook WhatsApp