COTIDIANO

Cobertura vacinal infantil é crítica em Mercedes, alerta Secretaria de Saúde

Apenas 7% das crianças foram vacinadas contra a Covid-19 e 15% contra a gripe; município amplia horários para tentar reverter o cenário

Mercedes
Vacinação | 19/06/2025 19h11

(Foto: Divulgação )

A Secretaria de Saúde de Mercedes acendeu um alerta diante dos baixos índices de vacinação contra a gripe e a Covid-19 entre crianças do município. Até esta quarta-feira (18), apenas 7% das crianças foram imunizadas contra a Covid e 15% receberam a vacina contra a Influenza.

Mesmo com campanhas de conscientização e a disponibilidade das vacinas nas unidades de saúde, a adesão segue distante do ideal. A secretária de Saúde, Adelete Becker, reforça que a vacina pode não impedir a infecção, mas é fundamental para reduzir a gravidade da doença. “Ela diminui as chances de internações e óbitos. E está disponível para todos”, reforça.

Um levantamento regional reforça o risco da baixa cobertura: das 250 crianças internadas em 2025 por doenças respiratórias no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, apenas 18 estavam vacinadas. “Isso mostra o que estamos enfrentando. A vacina não está chegando a quem mais precisa”, lamenta a secretária.

Adelete ainda destaca que o município tem registrado aumento de atestados médicos por síndromes gripais. “O tempo está passando e o vírus continua circulando. A cada dia de atraso, cresce o risco de complicações”, afirmou.

Para facilitar o acesso da população, a Secretaria de Saúde irá ampliar o atendimento na Sala de Vacinas nas próximas terça (24) e quinta-feira (26), com horário estendido até às 20h. “Vacinar é uma forma de proteger não só quem recebe a dose, mas toda a comunidade”, finaliza Adelete.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp