COTIDIANO
Semana no Paraná deve começar com temperaturas negativas, diz Simepar
Frente fria avança pelo continente e massa de ar polar provoca declínio expressivo nas temperaturas, especialmente a partir do sul do Paraná. Há previsão de geada
Paraná
tempo |
23/06/2025 10h38
A semana começa com uma queda brusca das temperaturas, a possibilidade de registros próximos dos 0 ºC e um alerta de geada no Paraná.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta segunda-feira (23), uma frente fria avança pelo continente e uma massa de ar polar deve provocar declínio expressivo nas temperaturas, especialmente a partir do sul do estado.
Conforme o Simepar, a partir do período da noite, há possibilidade de formação de geadas localizadas, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
Segunda-feira deve registrar também temporais, mínima invertida, e temperaturas próximas de zero ou até mesmo negativas – especialmente nos municípios próximos à divisa com Santa Catarina.
Alertas
Frente à mudança brusca de temperatura prevista para o estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de declínio de temperatura, que inicia na segunda-feira e se estende até 23h59 de terça-feira (24).
O órgão emitiu também um alerta de perigo potencial de chuvas intensas, das 10h às 21h de segunda.
A previsão é que aconteçam chuvas de até 50 milímetros por dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há ainda um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O que esperar para os próximos dias?
Conforme a previsão do Simepar, a massa de ar polar deve avançar sobre o território paranaense na terça-feira.
Há expectativa de céu limpo e a redução gradual da velocidade dos ventos. Com isso, há o favorecimento da formação de geadas no Paraná.
Na quarta-feira (25), o frio segue intenso, também com possibilidade de geada em grande parte do estado.
A partir de quinta-feira (26), as temperaturas devem começar a aumentar. No entanto, há a previsão de chuvas espelhadas pelo estado, com chance de temporais localizados, conforme o Simepar.
Com informações de G1 Paraná