COTIDIANO
Toledo registra 29 mortes por SRAG em 2025
Maioria das vítimas não havia tomado vacina
Paraná
saúde |
11/07/2025 07h49
A Secretaria de Saúde de Toledo confirmou 29 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde o início de 2025. Apenas no mês de junho, foram seis óbitos registrados no município. A maioria das vítimas era composta por homens com mais de 60 anos de idade que não estavam vacinados contra a gripe, segundo informou o diretor de Vigilância em Saúde, Joel José Palma Junior.
Além dos casos entre idosos, um óbito recente chamou a atenção da equipe técnica: o de uma criança com menos de 12 anos. O caso reforça a gravidade da doença e a importância da prevenção, especialmente durante o inverno, quando os vírus respiratórios circulam com mais intensidade.
Para reforçar a assistência, o município mantém uma Unidade Sentinela na UBS da Vila Paulista, com atendimento das 7h às 19h para casos leves e moderados. Fora deste horário, a orientação é para a população procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM), no Mini-hospital da Grande Pioneiro.
A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade. No entanto, a cobertura entre os grupos prioritários segue abaixo do ideal. Até agora, foram aplicadas 45.660 doses, sendo:
0 a 5 anos: 47,68% de cobertura (5.429 doses aplicadas)
Gestantes: 61,42% (941 doses)
Idosos: 54,59% (13.221 doses)
A meta de cobertura do público-alvo prioritário é de 90%.
Segundo o diretor, uma nova avaliação do cenário epidemiológico será feita nas próximas semanas para definir possíveis medidas adicionais de enfrentamento.
Com informações de Toledo News