COTIDIANO
Colégio Luterano Rui Barbosa se classifica entre os 30 melhores projetos de robótica do país
O grupo de colégio criou uma solução para amenizar o desastre de tornados e vendavais
Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado
educação |
31/07/2025 11h07
O grupo de alunos do 9° ano se classificou com um projeto de robótica na competição chamada "HackaNav", envolvendo soluções tecnológicas para problemas diversos. O tema do concurso em 2025 é: "Criatividade para solucionar ou amenizar catástrofes".
O Colégio Rui Barbosa participou dessa competição com os alunos: Miguel Moro Sandmann, Tiago Henrique Follmann, Pedro Vieira Prestes, Augusto Veit Viapiana e professor orientador Jhonatan Rafael Röpke. Participaram, no total, aproximadamente 4.400 alunos de todo o Brasil e 1.150 equipes com projetos de todas as regiões do país.
O grupo de colégio criou uma solução para amenizar o desastre de tornados e vendavais. Observando que nosso município passou na sua história por estes desastres, cria o dispositivo chamado: "Detector de Vendaval".
Este dispositivo detecta ventos fortes e aciona um alarme para a população buscar local seguro para se abrigar.
Este "detector de vendaval" ficou entre os 30 melhores projetos de todo o Brasil e entre os 6 melhores da região Sul do Brasil. Agora, a equipe terá um novo desafio de participar da próxima fase.
Caso a equipe consiga bons resultados nas próximas fases, o grupo de alunos do Rui Barbosa estará concorrendo à uma viagem totalmente gratuita para uma visita à sede da NASA na cidade de Houston nos EUA.
O professor Jhonatan destaca que "mesmo no primeiro ano aplicando o conteúdo de robótica do Nave À Vela os alunos possuem muita competência e criatividade, mostrando que conseguem criar ferramentas para ajudar a sociedade. Isso faz parte da filosofia e missão do colégio."
Segue vídeo do trabalho desenvolvido pelos alunos:
Com informações de Assessoria