POLÍTICA

Confirmado o falecimento do empresário e ex-prefeito de Marechal Rondon

Werner Wanderer morreu aos 86 anos

Mal. Cândido Rondon
Luto na política | 07/09/2025 18h43

A família Wanderer comunicou no final da tarde deste domingo (07), o falecimento do ex-prefeito e ex-deputado federal Werner Wanderer, ocorrido neste domingo (07), aos 86 anos, no Hospital Santa Cruz, em Curitiba.

O velório será realizado nesta segunda-feira (08), das 8h30 às 15h, seguido de sepultamento no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. Werner deixa a esposa, Maria Elizabeth, os filhos Klaus e Anelize, quatro netos e seis bisnetos.

As Rádios Educadora AM e Atlântida FM, onde ele era sócio-proprietário, também manifestaram pesar pelo falecimento, destacando sua trajetória como empresário e líder comunitário.

Fim de uma era política

A morte do ex-prefeito e ex-deputado federal Werner Wanderer marca o fim de uma era na política de Marechal Cândido Rondon e do Paraná. O falecimento foi confirmado pela família neste domingo (07), em Curitiba, após uma semana de internação e certa confusão em torno de seu real estado de saúde.

Werner, de 86 anos, sofreu no último dia 30 de agosto uma queda em sua residência, que provocou traumatismo e desencadeou um acidente vascular cerebral (AVC). Submetido a cirurgia e mantido sedado e intubado, seu quadro era considerado irreversível. Apesar disso, alguns veículos chegaram a anunciar sua morte de forma precipitada ainda no sábado (06), antes da confirmação oficial.

A partir de então, novos exames apenas reforçaram a gravidade do caso. Sem apresentar sinais de recuperação, Werner partiu deixando um legado político que atravessa cerca de sete décadas e se confunde com a própria história da região.

Werner enquanto prefeito em solenidade no distrito de Bom Jadrim Foto Memória Rondonense Acervo Nelsi Weber Fischer

Da prefeitura ao Congresso

Werner Wanderer foi o segundo prefeito de Marechal Cândido Rondon, exercendo o cargo entre 1965 e 1970, período em que consolidou sua imagem de gestor austero e visionário.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, teve quatro mandatos consecutivos (1975–1991), período em que se projetou como um dos quadros mais ativos da antiga ARENA, depois PDS e PFL.

No Congresso Nacional, exerceu três mandatos como deputado federal (1991–2003), onde relatou e apresentou diversas proposições, muitas delas transformadas em norma jurídica.

Em abril de 1975 como deputado estadual Werner participa da recepção ao governador Jayme Canet Junior Na foto Secretário de Educação Ilmar Priesnitz governador Canet Werner e o vereador Ariovaldo Luiz Bier Foto Memória Rondonense Acervo Edite Feiden

Werner discursa como deputado estadual Foto Memórica Rondonense Acervo Revista Aldeia

Atuação parlamentar

Na Câmara dos Deputados, Wanderer integrou e presidiu comissões estratégicas, como a de Defesa Nacional e Relações Exteriores. Foi também vice-líder de blocos partidários, secretário e tesoureiro da Executiva Nacional do PFL.

Participou de CPIs, missões oficiais e se destacou em frentes parlamentares de grande alcance, como agricultura, saúde, cultura, cooperativismo e pequenas empresas. Sua marca era a de um parlamentar técnico, disciplinado e com grande influência nos bastidores.

Com informações de Blog do Jadir


Facebook WhatsApp