COTIDIANO

Primeiro caso de Leptospirose pode ter sido registrado em Santa Helena

Uma moradora da Linha Pacuri foi inicialmente diagnosticada com a doença

Paraná
Saúde | 14/08/2019 14h49

Uma moradora da Linha Pacuri, interior de Santa Helena, foi inicialmente diagnosticada com suspeita de Leptospirose. Se confirmado, este pode ser o primeiro caso de Leptospirose em humano registrado nos últimos anos em Santa Helena. Outros casos suspeitos estão sendo acompanhados no município.

Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos.

Segundo informado, a mulher realizou consulta em hospital da cidade e posteriormente foi levada pela família para um hospital particular de Toledo, onde estaria na UTI. Exames devem confirmar se ela contraiu ou não a doença.

Transmissão

A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A penetração da Leptospira no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.

Alerta e prevenção

Para prevenir a doença, deve-se evitar o contato com água ou lama que possam estar contaminados pela urina de rato. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha.

Medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas também ajudam na prevenção.

Lavar garrafas d’água e latas de refrigerante, também são medidas que evitam contrair a doença.

Com informações de Correio do Lago


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp